quarta-feira, 29 de julho de 2015

A força invencível do amor

A FORÇA INVENCÍVEL DO AMOR
O amor é a mais simples e natural das energias, mas também é um mistério.
Ele é a lei do equilíbrio que guia internamente a evolução do universo. Não há vida sem ele. Cada ser humano é concebido por um ato de amor, nasce imerso na lei da harmonia e é embalado desde o berço até o túmulo por mecanismos de ajuda mútua.
A afinidade entre duas ou mais almas humanas sempre foi considerada um processo sagrado, e Epicuro ensinava: “De todos os bens que a sabedoria nos proporciona para a felicidade da nossa vida, o da amizade é, de longe, o maior.”
A amizade é uma forma suave de afeto, e se apoia na paz de espírito do ser humano equilibrado. Para Epicuro, “o homem justo goza de uma perfeita tranquilidade da alma; mas o injusto está cheio de perturbação.” [1] De fato, os afetos desordenados provocam sofrimento, enquanto a moderação dá durabilidade aos laços afetivos.
O amor é a prática da unidade entre formas diferentes de vida e de existência. Para a filosofia clássica, essa integração dinâmica de todos os seres é uma forma mais ampla de amizade. “Há um parentesco fundamental entre todas as coisas do universo”, afirmavam os pitagóricos.
O amor surge espontaneamente na alma de quem percebe algo que é bom, belo ou verdadeiro. Mas é recomendável ter cuidado: as aparências enganam e as armadilhas são numerosas. O amor, separado da sabedoria, produz ilusão e sofrimento. Há maldades e venenos que se revestem de açúcar, e existem prazeres que só provocam dor. Aquilo que é agradável pode não ser bom, nem belo, nem verdadeiro. Por outro lado, o trabalho e o sacrifício são aparentemente desagradáveis, mas podem ser parte de algo maior que traz consigo graus supremos de verdade, beleza e bondade.
(Carlos Cardoso Aveline)
NOTA:
[1] “Epicuro, as Luzes da Ética”, de João Quartim de Moraes, Ed. Moderna, SP, 110 pp., ver pp. 96 e 95, respectivamente.
000
Os parágrafos acima abrem o artigo "A Força Invencível do Amor", de CCA. O artigo está disponível em www.FilosofiaEsoterica.com e seus websites associados:http://www.helenablavatsky.net/…/a-forca-invencivel-do-amor… .

Nenhum comentário:

Postar um comentário